Gustavo Lorena's profile

Análise de Riscos Ambientais - Florestal

Este projeto foi realizado para uma empresa do ramo da produção de papelão, e foi aplicado em uma dinâmica com todos os funcionários que trabalham na parte florestal desta indústria. 

Os funcionários deveriam identificar quais são os riscos ambientais aos quais estão sujeitos durante a própria jornada de trabalho, e como mitigar os efeitos para que a convivência com o ambiente se torne menos degradante.

Após os funcionários identificarem os riscos, o cartão resposta abaixo era apresentado como maneira de conscientização e didática.

 1. Risco: Vazamento na manutenção de máquinas

Como evitá-lo? Ao identificar vazamento de óleo, a área deve ser isolada e os riscos do local avaliados para realizar a contenção, caso seja possível. O solo contaminado deve ser recolhido em tambores na cor laranja e trazido para a sede. Vazamentos acima de 50L são considerados grandes vazamentos e com elevado potencial de contaminação ambiental. A supervisão, área de meio ambiente e manutenção mecânica devem ser comunicadas imediatamente.

2. Risco: Separação ou descarte incorreto de resíduos

Como evitá-lo? Assim como na fábrica e na sede florestal, em campo também fazemos a separação correta dos resíduos, os quais são trazidos para sede posteriormente para destinação final adequada. Resíduos descartados no solo ou em rios causam contaminação do solo, água e afetam a fauna.

3. Risco: Corte de vegetação exótica em APP sem autorização

Como evitá-lo? Para realizar o corte de vegetação exótica em Área de Preservação Permanente, é necessário solicitar um documento denominado Autorização de Corte. Os trâmites para a solicitação desse documento são desenvolvidos pelo time de Meio Ambiente.

4. Risco: Comboio abastecendo máquina ao lado de área nativa

Como evitá-lo? Devido aos riscos de vazamentos e contaminação, o abastecimento e limpeza de máquinas em campo devem manter uma distância mínima de 50 metros de áreas nativas. Máquinas não devem ser estacionadas em áreas nativas nem em suas bordaduras.

5. Risco: Danos à vegetação nativa

Como evitá-lo? Corte ou danos a vegetação nativa sem prévia autorização do órgão ambiental são considerados crimes ambientais. Ao danificar árvores nativas, os animais que dependem destas árvores também são afetados. Se observados furtos e palanques de nativa em campo, as áreas de meio ambiente e segurança patrimonial devem ser comunicadas.

6. Risco: Danos à fauna

Como evitá-lo? Ao observar armadilhas ou indícios de caça ou pesca nas fazendas, comunique imediatamente os times de Meio Ambiente e Segurança Patrimonial.

7. Risco: Plantio de Pinus em APP

Como evitá-lo? A legislação não permite o plantio de vegetação exótica em áreas de preservação permanente. Respeite sempre as metragens de plantio pré-determinadas. 

8. Risco: Odor ou ruído nas comunidades do entorno das operações fabris e florestais

Como evitá-lo? Odor e ruído excessivos provenientes de nossas operações podem causar incômodo nas comunidades do entorno de nossas unidades e fazendas. Para evitar que esses fatores gerem desconforto aos moradores, realizamos monitoramento de ruído e odor, atendendo a legislação e buscando reduzir o impacto às comunidades. Se você perceber alguma alteração em um desses aspectos, reporte para o time de Meio Ambiente.

9. Risco: Captação de água em rio sem autorização

Como evitá-lo? A captação de água em rios requer uma autorização denominada outorga – a qual possuímos para todos os nossos pontos de captação, em que é coletada a água para umidificar estradas, limpar máquinas, irrigar plantios e aplicar herbicidas. Dessa forma, é possível garantir que o volume de água utilizado não impacta na disponibilidade do recurso para o meio ambiente e comunidades. Captações de água que não respeitarem a outorga não devem ser realizadas. 

10. Risco: Emissão de fumaça escura do escapamento de veículos

Como evitá-lo?  A fumaça preta é consequência de combustão incompleta, o que denuncia que o veículo pode estar com problemas. Essa emissão contém monóxido de carbono ou carbono puro – gases que contribuem para a poluição do ar e prejudicam a saúde. Ao perceber a emissão de fumaça escura de um veículo, procure imediatamente o time de manutenção. 

11. Risco: Incêndios

Como evitá-lo? Nossas torres de incêndio visam a proteção de nosso patrimônio de florestas plantadas e nativas, visando garantir a qualidade do ambiente natural. Ao identificar qualquer princípio de incêndio, comunique imediatamente a central, que irá acionar a brigada.

12. Risco: Falta de housekeeping

Como evitá-lo? Manter o housekeeping em dia é essencial para manter ambientes de trabalho seguros para pessoas e meio ambiente. Por isso, busque sempre manter a limpeza e organização dos espaços coletivos. 






Curte, comenta ou mostra pra alguém que pode gostar. Se quiser mais conteúdo, segue o instagram @cadeacaixa 

Obrigado ;)
Análise de Riscos Ambientais - Florestal
Published:

Análise de Riscos Ambientais - Florestal

Published: